top of page

III Simpósio de Zoologia da UFPB

Para dar continuidade à proposta de divulgar as pesquisas desenvolvidas no PPGCB, principalmente para estudantes de graduação em Ciências Biológicas, a comissão organizadora, juntamente com a coordenação do programa, realizará o "III Simpósio de Zoologia da UFPB", entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2016, com o tema central "A Zoologia no ensino, pesquisa e extensão". A falta de conhecimentos acerca da relação entre a Zoologia e os três pilares que sustentam a universidade é imensa, tornando essa área da biologia erroneamente rotulada e vista como unidirecional. Devido a pesquisas docentes e discentes o PPGCB da UFPB contribui com uma grande parcela para solucionar esse problema. Até o ano de 2016, 314 trabalhos, entre dissertações e teses, foram defendidos pelos alunos do programa, comprovando que estudos com animais sendo realizados na Universidade Federal da Paraíba e, muitos desses estudantes, desenvolvem atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e, é claro, a extensão.

 

Com isso, surgiu a ideia do tema para o III Simpósio de Zoologia, para divulgar esses trabalhos e demonstrar que a zoologia é mais abrangente do que se imagina. Nesta terceira edição serão ministradas palestras, minicursos, apresentações de trabalhos, na forma oral e pôster, voltados para o tema. Além de premiações dos melhores trabalhos e concurso de fotografias. A grande novidade dessa edição é a disponibilização de cursos online gratuitos (carga horária de 45 horas) com assuntos ligados ao tema do evento que serão ministrados pelos próprios alunos do PPGCB através da plataforma virtual de aprendizagem (Moodle pex UFPB) com data precedente ao evento.

O Logo do III SimpZoo

O logo do III Simpósio de Zoologia da UFPB possui uma breve história de elaboração. Composto por três cores e três partes de animais não escolhidas por acaso, vejam só:

O azul, boa cor para fundos, representa o ensino. Pois este é de suma importância para a existência da pesquisa e extensão, sendo um pilar de apoio para ambos. A pena de uma coruja. As corujas têm uma simbologia antiga que as relacionam como símbolos de educação. A educação dá asas a seus acolhidos. Nada melhor para representá-la do que a pena de uma coruja.

O laranja, uma cor quente, foi escolhida para representar a pesquisa, pois este é o pilar do programa cujos discentes organizam este evento. A concha de um bivalve foi escolhida remontando as coleções científicas. A ideia de colecionar conchas ou insetos para representar sua diversidade foi, para muitos naturalistas, o início de uma carreira científica.

O verde foi escolhido para representar a extensão. A extensão é uma ponte entre a informação científica e a sociedade. A linguagem científica sofre adaptações para que a sociedade alcance suas informações. Mudanças drásticas nos paradigmas científicos tendem a mudar a forma como a sociedade vê o mundo, a exemplo da Teoria da Seleção Natural de Darwin. Por isso, foi escolhida a asa de uma borboleta para representar a extensão. Borboletas sofrem metamorfose, mudanças na sua forma durante sua vida. São animais que representam a transformação.

AS EDIÇÕES ANTERIORES

II Simpósio de Zoologia da UFPB

A comissão organizadora, juntamente com a coordenação do programa, realizou o "II Simpósio de Zoologia da UFPB", com o tema central "Fauna do Nordeste Brasileiro". É notória a falta de conhecimentos acerca da fauna nordestina do Brasil, vários pesquisadores de diversos grupos zoológicos já denominaram a região como uma enorme lacuna do conhecimento acerca da diversidade e taxonomia de metazoários locais. Devido a pesquisas docentes e discentes o PPGCB da UFPB contribui com uma grande parcela para solucionar esse problema. Até o ano de 2013, 292 trabalhos, entre dissertações e teses, foram defendidos pelos alunos do programa, comprovando que estudos com animais do nordeste estão sendo realizados na Universidade Federal da Paraíba. Com isso, surgiu a ideia do tema para o II Simpósio de Zoologia. Nesta segunda edição forão ministradas 14 palestras, 8 minicursos e apresentados 45 trabalhos na forma de pôster, voltados para o tema. Além de premiações dos melhores trabalhos e concurso de fotografias.

I Simpósio de Zoologia da UFPB

Com o intuito de apresentar o PPGCB aos estudantes de licenciatura e bacharelado do curso de Ciências Biológicas da UFPB e de outras universidades, no ano de 2013, foi realizado o "I Simpósio de Pós-Graduação em Zoologia da UFPB". Nesse evento foram ministradas palestras, mesa-redonda e curso durante uma semana. Os mais de 200 participantes tiveram a oportunidade de estar em contato com os alunos do programa e conhecer um pouco sobre os estudos desenvolvidos por eles.

 

Esse primeiro simpósio serviu de piloto e, como forma de atrair mais participantes, foi realizado junto com a "XIII Semana de Biologia da UFPB", organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CA Revolução). A programação incluiu seis palestras, uma mesa redonda, e um curso com duração de 25 horas, realizados no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 28 de outubro a 01 de novembro de 2013.

bottom of page